Serviços/Atendimento
Ampliação da oferta de leitos para Covid-19
Implementação de um dos Hospitais de Campanha do município com 110 leitos no Campus de Santo André.
Estruturação de unidade específica do HU com leitos equipados para pacientes com Covid-19.
Disponibilização de leitos clínicos e de UTI do Hospital Universitário Getúlio Vargas para fortalecer a rede de atenção a pacientes confirmados da doença.
Atuação na instalação e no funcionamento de uma unidade Alternativa de Assistência à Saúde (Hospital de Campanha).
Cessão do Hospital das Clínicas da UFG (HC) à Secretária Municipal de Saúde (SMS) para que andares inteiros fossem transformados em um bem equipado hospital de campanha. Contratou de profissionais de saúde em convênio com a Prefeitura de Goiânia permitindo a abertura de 50 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria para pacientes Covid-19. O HC integrou também a rede de hospitais públicos que recebeu pacientes do Amazonas, quando a crise se agravou naquele estado.
Realização de Acordo de Cooperação Técnica com HU/EBSERH e Prefeitura Municipal de Dourados, para criação de vagas para atendimento da Covid-19, em prédio recém-inaugurado da Unidade da Mulher e da Criança, com abertura de leitos de UTI Adulto e de enfermaria para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
Disponibilização de 40 leitos de enfermaria e 20 de UTI, inclusive para pacientes do Amazonas em ação emergencial.
Ampliação do número de leitos de CTI, UTI, enfermaria e maternidade para casos de Covid-19 nos hospitais geridos pela universidade (HC-UFMG/Ebserh e HRTN-UFMG/Fundep) e na UPA-CS (PBH/UFMG/Fundep).
Criação de mais leitos para pacientes com SRAG ou confirmação da Covid-19 (Adulto e pediátrico), implementação do CTI Adulto Covid-19, Maternidade e Centro Obstétrico. Alocação de 10 leitos de pacientes críticos – UTI Covid e 4 leitos de pacientes não críticos.
Criação de unidade específica e isolada para pacientes infectados, com 23 leitos, no Hospital Escola (HE UFPEL/EBSERH), tornando-o um hospital de referência municipal para pacientes com Covid-19. Houve também formação de equipe treinada exclusivamente para atendimento da ala.
Inserção do CHC/UFPR na Rede de Atenção à Saúde do município e do Estado, com oferta de 88 leitos de UTI adulto, 05 leitos de UTI pediátrica e 100 leitos de enfermaria Covid-19, bem como a Maternidade Vitor Ferreira do Amaral, com 55 leitos para Covid-19.
Criação de 60 novos leitos de UTI Covid-19 e 100 de enfermaria.
Liberação de leitos do Hospital Universitário para retaguarda à pandemia em parceria com Secretaria Municipal de Saúde.
Ampliação da oferta de leitos de alta complexidade no HU-UFSCar com a conversão da enfermaria em UTI para Covid-19, contando também com leitos de clínica médica, de pediatria, de retaguarda cirúrgicos e de saúde mental.
Construção da Central de UTIs no HUSM-Ebserh e transferência de pacientes das UTIs Covid-19, Adulto, Pediátrica e Neonatal ao novo espaço, com capacidade para 82 leitos, em dois andares, com uma área de 4,5 mil m² e investimento de R$ 12 milhões.
Ampliação de leitos de UTI adulta, pediátrica e neonatal para atendimento da Covid 19, com contratação emergencial de servidores.
Abertura de mais 30 leitos de enfermaria no Hospital Universitário para tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19.
Ampliação da oferta de leitos do Hospital Universitário, sendo 54 para pacientes com Covid 19. Adequação dos serviços e áreas, além da contratação emergencial de força de trabalho da saúde para atuação na linha de frente, para prestar atendimento à população com sintomas suspeitos e/ou confirmação de infecção pelo vírus.
Doação de equipamentos hospitalares, respiradores, artefatos para uso em procedimentos de intubação, camas hospitalares, cilindros de oxigênio, medicamentos, EPIs, lençóis e edredons para hospitais da região, e empréstimo de climatizadores para o Centro de Triagem Respiratória (gripário), nos campi de Uruguaiana e Alegrete.
Ampliação dos serviços ambulatoriais especializados para Covid-19 e Pós-Covid
Atuação na linha de frente de atenção básica no combate a Covid-19 diante do risco de colapso dos serviços de saúde na região, com a contribuição de professores de Enfermagem do campus Floresta, junto a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul.
Estruturação de leitos de pré-alta e enfermariano no HU para retaguarda das demandas de pacientes com Covid-19.
Realização de treinamento de agentes comunitários de saúde e de equipes da estratégia de Saúde da Família em áreas rurais na definição de parâmetros clínicos e exames complementares com foco no referenciamento de pacientes para sedes municipais.
Criação de ambulatório para o atendimento a pacientes após a infecção pelo SARS-CoV-2 no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES).
Atuação de docentes, mestrandos, doutorandos, residentes médicos e multiprofissionais na linha de frente em hospitais, pontos de atendimento e nos diferentes laboratórios de prática e experimentação em saúde.
Implementação de 18 novos fluxos de trabalho para o atendimento dos pacientes suspeitos e infectados por Covid-19 e treinamentos sobre saúde e segurança de colaboradores de diferentes serviços, incluindo higienização, maqueiros, coletores (mais de mil profissionais). Foram realizadas oficinas para internos do curso de medicina e de cursos da área de saúde.
Realização de expedições de saúde do Navio Hospital Escola Abaré (UBSF) pelas comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas dos rios Tapajós e Arapiuns, nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra. Integrantes da universidade levaram atenção básica para prevenção e combate à Covid-19 por meio da realização de mais de 10 mil atendimentos em parceria com as Prefeituras.
Reorganização da estrutura assistencial, administrativa e de ensino do Hospital Escola (HE UFPEL/EBSERH), transformando-o em hospital de referência municipal para pacientes com Covid-19. Também houve a instalação e manutenção do Ambulatório de Atendimento Pós-Covid.
Direcionamento de residentes de diferentes programas para atuar na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, com implementação de escalas, treinamentos e apoio por parte do setor de gestão de ensino, em conjunto com as coordenações dos programas de residência.
Reestruturação de dois andares do Hospital Universitário para assistência à pandemia.
Implantação do Ambulatório Covid-19 para atender os casos agudos e pós Covid-19 (para avaliar e acompanhar possíveis sequelas), com apoio de médicos e demais profissionais da EBSERH e docentes da UFSCar, onde também são realizadas atividades de pesquisa.
Organização de área restrita e exclusiva para atendimento aos pacientes acometidos pela doença respiratória.
Adequação de Unidade de Atenção Especializada em Saúde para atendimento de pacientes com Covid 19, implementação de ambulatórios no presídio do município e unidade de atendimento especializado para população LGBTQ+.
Criação de programa de reabilitação pulmonar pós-Covid, ofertado pelo HUB, com atendimento que dura oito semanas para cada paciente e contribui para a melhora da qualidade de vida, via encaminhamento médico da rede pública.
Criação da Unidade de Infecções Respiratórias no complexo hospitalar, tornando o HSP um hospital referência. Os serviços de saúde dedicados aos servidores/as e estudantes também foram adaptados para atendimento à Covid-19.
Cessão de servidores para serviços de saúde do município no campus de Uruguaiana, que junto aos discentes da Fisioterapia, atuaram na reabilitação de pacientes pós-Covid.
Abertura de ambulatório para atendimento de pacientes com sequelas neurológicas, cognitivas, cardiológicas e pneumológicas pós-Covid.
Organização de equipe de 50 voluntários (estudantes e servidores da UTFPR) para auxiliar no atendimento no Hospital Nossa Senhora da Luz (Campus Medianeiras).
Atenção à saúde mental de pacientes e de trabalhadores da linha de frente
Realização de pesquisa sobre isolamento social, solidão e rede de apoio social a estudantes de enfermagem no contexto da pandemia.
Oferecimento de apoio psicológico aos profissionais da linha de frente realizado no Campus Anísio Teixeira em Vitória da Conquista, bem como Transtornos Mentais Comuns e Qualidade de vida dos trabalhadores em telemonitoramento.
Disponibilização para atendimentos em saúde mental de servidores da universidade e funcionários da Santa Casa, com a Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (PROGESP), e para alunos da graduação e pós-graduação, com atendimento psicológico online promovido pelo Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), em lives e na assistência estudantil ligada à Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis.
Manutenção das atividades do Núcleo de Saúde Mental, de forma remota, propiciando suporte aos agravos gerados no período da pandemia da Covid-19, prioritariamente aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Criação de projetos com ações de fortalecimento emocional e cuidados mentais para os colaboradores do HU-UFMA, com treinamento e plantões de orientação.
Disponibilização de Assistência Psicossocial on-line ou telefônica para acompanhamento de servidores acometidos por Covid-19, acolhimento e orientações ao óbito de servidores e familiares.
Oferta de atendimento em saúde mental e alojamento no início da pandemia para servidores e empregados públicos, além de vacinação para Covid-19, teleconsulta e telemonitoramento.
Fortalecimento de ações formativas por meio do Programa Capacita SUS.
Criação do projeto de extensão “Plantão Psicológico Online”, que ofereceu atendimento psicológico emergencial às comunidades interna e externa da UFSB na pandemia, visando reduzir o sofrimento psíquico, com ações em parceria com a UFABC e o IFSP.
Realização de atividades lúdicas com pacientes e familiares no HC pela equipe de Terapia Ocupacional.
Formação de grupos de assessoramento a redes de apoio a jovens órfãos da Covid-19. Acolhimento psicológico online emergencial para trabalhadores da saúde no enfrentamento da pandemia e apoio psicológico às pessoas vítimas da Covid-19, dos efeitos do isolamento social, assim como enlutados e recuperados da doença.
Implementação do Projeto Proteger-se, com atendimentos remotos, a alunos e servidores de todos os campi.
Desenvolvimento de diversos projetos de Extensão e Pesquisa sobre saúde mental da comunidade universitária e profissionais da saúde, incluindo o impacto psicossocial do isolamento social, impactos na saúde mental de residentes do Hospital Universitário, medidas de controle na saúde mental dos estudantes.
Criação de projetos destinados ao acolhimento e a saúde mental dos profissionais da saúde e agentes de saúde (agentes populares) que atuam na linha de frente.
Criação do Grupo de Apoio e Suporte Emocional a Servidores em tempos de pandemia, em parceria com o CEPPSI/Univasf e o CERPICS, um espaço de escuta e acolhimento aos servidores em quarentena e com sintomas de ansiedade, angústia e depressão.
Desenvolvimento de ações visando a saúde mental da comunidade interna, servidores e alunos (Campus Santa Helena, Campus Toledo).
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