Vigilância Epidemiológica
Atuação de vigilância com a rede municipal (incluindo atuação estudantil)
Capacitação de estudantes dos cursos de enfermagem e de medicina da universidade que retornaram a suas cidades de origem para que atuassem na promoção de boas práticas em saúde nos seus municípios e estabelecessem contato com gestores municipais. As ações ocorreram no âmbito do projeto "Adote sua vizinhança".
Desenvolvimento de sistema de busca ativa de casos positivos de Covid-19 pelo NEPES da Faculdade de Enfermagem com participação de bolsistas, técnico-administrativos e docentes.
Realização de atividades de alunos e docentes do projeto "Brasil Conta Comigo" no HU-UFSCar e no município.
Realização de ações contra a pandemia pelo Observatório Urbano de São João del-Rei, Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UFSJ, PET- Saúde/Interprofissionalidade, ABRASUS e outros projetos de Extensão.
Ações preventivas com grupos de risco
Mobilização e organização comunitária contra a pandemia da Covid-19 no Território Quilombola Rio da Prata.
UFMG
Desenvolvimento do projeto "Adote sua vizinhança", que, coordenado pelos professores da instituição, buscou soluções para as realidades enfrentadas em cada território e públicos específicos, e, em parcerias com associações comunitárias, prefeituras e secretarias de saúde, disponibilizou serviços como tira-dúvidas, produção e compartilhamento de material educativo, podcast, capacitações, entre outros.
Participação dos cursos da área da saúde e da informática em treinamentos e capacitações, principalmente no que tange o uso correto de EPIs e atendimento clínico para pacientes com Covid-19. Em conjunto com a universidade foram desenvolvidos projetos de Extensão com o objetivo de traduzir dados científicos sobre a pandemia para uma linguagem coloquial e acessível à população.
Implementação de medidas de segurança no ambiente de trabalho para servidores técnicos e docentes e funcionários terceirizados, bem como divulgação de boas práticas preventivas. Incluindo a adaptação dos sistemas informatizados para uso remoto pelos servidores da universidade.
Assessoramento para a realização de ações preventivas visando diminuir o contágio e propagação da Covid-19. Realização de estratégias durante e pós-Covid-19, para a subsistência e sobrevivência de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Monitoramento e Análise Epidemiológica / Casos de Covid-19 / Circulação do vírus
Realização de testes diagnósticos (RT-PCR) para o monitoramento de casos assintomáticos nos campi da UFABC, bem como treinamento de equipes.
Realização de monitoramento remoto de casos positivos de Covid-19, com implementação dos trabalhos de barreira sanitária dentro dos prédios da universidade.
Produção de estudo na cidade de Belo Horizonte para estabelecimento da prioridade de vacinação contra Covid-19 com base nos índices de mortalidade por região. Nas ações, destaca-se a vacinação de idosos e moradores de áreas de maior vulnerabilidade social.
Disponibilização de equipe de trabalhadores (servidores e contratados), alunos e terceirizados para atuar no monitoramento dos casos de Covid-19 nas comunidades, em diálogo com órgãos municipais de cada campus.
Monitoramento e rastreamento de casos suspeitos e de risco para Covid-19 no município de Ouro Preto por meio do projeto "UFOP em Ação".
Monitoramento da incidência da Covid-19 no território por meio de painel desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações Matemáticas.
Realização de mapeamento da população com mais de 60 anos por setor censitário e região administrativa no espaço urbano do município de Pelotas a partir da atuação do Grupo de Pesquisa Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER) do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais.
Desenvolvimento de plataforma para registro, acompanhamento e análise epidemiológica de casos de Covid-19 pelo Instituto Metrópole Digital.
Realização de levantamento sobre a Situação Vacinal da Comunidade Acadêmica, considerando a campanha de vacinação implementada no estado pelo Comitê Emergencial de Crise (CEC) Covid-19, com ações que incluíram docentes, servidores, terceirizados e discente na coleta de dados.
Realização de acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 na região do Campo das Vertentes e no município de São João del-Rei através de publicação semanal. Atuação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da universidade.
Criação do Observatório Covid-19, painel online de informações sobre o vírus, com panorama diário sobre evolução de casos no município de Santa Maria, na sua macrorregião, no RS, no país e internacional. A plataforma também traz informações sobre o combate à pandemia em condições de desigualdade social, locais em condições precárias e mais suscetíveis ao vírus.
Criação de projetos de monitoramento, como o Modelo espaço-temporal Bayesiano da difusão do SARS-CoV2 nos municípios brasileiros; Modelagem Numérica da Disseminação de Doenças Altamente Transmissíveis Utilizando o Métodos dos Autômatos Celulares - Caso de Estudo: Covid-19, para estudos vigilância epidemológica.
Desenvolvimento de mapa de casos de Covid-19 no estado do Paraná em projeto na área de Business Intelligence (BI) e criação de banco de dados realizada por mestranda da universidade (Campus Ponta Grossa). Também houve o mapeamento e análise de padrões em dados sobre a pandemia pelo grupo de pesquisa de 'Estatística Espacial' com o objetivo de apoiar as decisões de gestores públicos (Campus Toledo).
Monitoramento dos Serviços de Saúde
Desenvolvimento de plataforma voltada para o gerenciamento inteligente de leitos na rede de saúde pública e privada pelo Instituto Metrópole Digital.
Colaboração na discussão das informações relativas às produções científicas que fundamentaram a elaboração de protocolos e planos institucionais para enfrentamento da Covid-19 no HU; e no aprimoramento contínuo dos protocolos institucionais de admissão, tratamento e alta para pacientes junto ao Serviço de Controle de Infecção do Hospital e equipes assistenciais.
Realização de estudos sobre projeção da Covid-19 pelo Observatório de Políticas Públicas, com monitoramento de leitos e de casos no Campus São Borja. Mapeamento de leitos disponíveis e da ocupação dos hospitais da região, com cálculo da Taxa de Ocupação de Leitos dos municípios da região.
Monitoramento de Saúde Mental (Observatório coletivo, impacto no sofrimento mental de familiares de pacientes)
Elaboração do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa Brasil), que contou com a implementação de pesquisa inédita para identificar impactos da pandemia na ocorrência e no controle de doenças crônicas, assim como na saúde mental.
Criação do projeto Covid Psiq, que consiste em um monitoramento da evolução de sintomas pós-traumáticos, depressão e ansiedade durante a pandemia de Covid-19 em brasileiros. O objetivo do projeto é documentar o aumento da necessidade de atendimento em saúde mental, fornecendo subsídios para o planejamento e a criação de serviços, a nível governamental ou privado, para amenizar o sofrimento decorrente da pandemia.
Monitoramento de grupos em situação de vulnerabilidade ou segmentos sociais específicos (Observatório social)
Realização de monitoramento na área da saúde e de outras demandas de idosos cadastrados dos municípios da Grande Vitória por professores/as e estudantes do curso de Enfermagem da instituição.
Monitoramento do perfil epidemiológico de mais de mil servidores durante seu retorno ao trabalho ainda em período de pandemia.
Formação e subsídio aos agentes públicos em relação a práticas, ações e intervenções para garantir qualidade de vida e saúde durante a pandemia de Covid-19 à população Warao, indígenas venezuelanos refugiados em Belém - majoritariamente mulheres, crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade e discriminação social.
Atuação do Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica com base na vigilância ativa e participativa em saúde, com implementação de estratégia de cuidado coletivo, e contribuição voluntária da comunidade universitária para o monitoramento da Covid-19 nos campi da universidade a partir do informe diário do estado de saúde da pessoa pelo aplicativo Guardiões da Saúde (GdS).
Monitoramento de Pacientes em Tratamento Diálitico para orientação e prevenção da Covid-19.
Desenvolvimendo da pesquisa "Violência doméstica em tempos de isolamento social: rompendo o silêncio".
Estabelecimento de parceria com a Secretaria de Saúde de Redenção para monitoramento/atendimento de estudantes estrangeiros.
Monitoramento de casos para geração de análises sobre perfil de infectados e distribuição territorial da pandemia ao longo do tempo. Ação realizada pelo Observatório de Políticas Públicas.
Vigilância ambiental/ Estação de Esgotos/ Águas Residuárias
Desenvolvimento da pesquisa "O esgoto como ferramenta epidemiológica no monitoramento do novo coronavírus (Covid-19)" no município de Lavras e no campus universitário.
Monitoramento da rede de esgoto de Belo Horizonte e Contagem (MG) para mapear a ocorrência de Covid-19, coletando dados para orientar os gestores públicos na tomada de decisão.
Monitoramento e detecção do Sars-Cov-2 em águas residuárias domésticas produzidas pela população de Santarém (PA).
Contribuição do Setor de Ciências Biológicas da universidade para análises de presença de Sars-CoV-2 em consultórios, hospitais, postos de atendimentos e estações de esgosto, com método eficiente para determinar a circulação do vírus de forma precoce.
Criação do projeto "Desenvolvimento de método para recuperação e detecção de Sars-CoV-2 em matrizes aquáticas para fins de monitoramento ambiental, para estudo e monitoramento epidemiológico".
Desenvolvimento do projeto de Extensão "Monitoramento da Circulação do Vírus Sars-CoV-2 a partir de amostras de esgoto sanitário no Sudoeste do Paraná". O projeto visa informar a comunidade e dar suporte a medidas precoces de contenção da disseminação da Covid-19. (Campus Dois Vizinhos).
Conheça todas as categorias
Conheça todas as categorias